SERVIÇOS
EDUCAÇÃO
A APAE de Santa Cruz é mantenedora da Escola de Educação Especial “Amélia Aloe”, cujo atendimento foi destinado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla e/ou transtorno global do desenvolvimento, que não puderam ser incluídos na rede regular de educação.
PÚBLICO-ALVO:
Educando com deficiência intelectual e múltipla e transtornos globais do desenvolvimento que necessitam de apoio pervasivo, oriundos das Escolas de Educação Especial ou encaminhados pela Rede Municipal ou Estadual de ensino, cujas necessidades de recursos e apoios extrapolam, comprovadamente, as disponibilidades das escolas da rede comum de ensino, visando o desenvolvimento de suas potencialidades, valorização, iniciação para o trabalho e o pleno exercício de sua cidadania.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Contempla a Escolarização Precoce a Pré-escola, baseadas nas atividades e projetos, em ambas as etapas o ensino ocorre de forma lúdica, e em parceria com as famílias, visando a superação de atrasos no desenvolvimento e também diagnósticos secundários à deficiência.
A Escolarização Precoce atende crianças de 6 meses aos 03 anos e 11 meses com atraso do desenvolvimento, síndrome e transtorno global do desenvolvimento. Oferecendo estimulação das habilidades psicomotoras, acelerando o desenvolvimento bio-psicomotor.
A Pré-Escola atende crianças dos 04 aos 05 anos e 11 meses com atraso significativo do desenvolvimento, síndrome dos transtornos globais oferecendo estimulação das habilidades sócio psicomotoras para construção de cidadãos criativos com máximo de independência e autonomia possível.
ENSINO FUNDAMENTAL
Contempla a Escolarização inicial, o Sócioeducacional e Sóciocupacional nessas fases o trabalho é para que os alunos sejam mais independentes, autônomos, felizes e inclusos na sociedade em que vivem, para tanto as atividades são individualizadas, personalizadas, contextualizadas e em parceria com as famílias.
Fundamental I – Atende crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e 11 meses com deficiência intelectual/múltipla ou transtorno global do desenvolvimento. As atividades funcionais e concretas propiciam aprendizagem significativa aos alunos.
Fundamental II – Atende adolescentes e adultos de 15 a 29 anos e 11 meses com deficiência intelectual, múltipla e/ ou transtorno global do desenvolvimento. As atividades funcionais e concretas propiciam aprendizagem significativa a vida dos alunos.
EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O TRABALHO
Os alunos acima de 15 anos com deficiência intelectual, múltipla e/ou transtorno global do desenvolvimento. O programa oferece atividades especificas e funcionais às habilidades e interesse dos alunos, e também aulas com pedagogo especializado para o aperfeiçoamento de habilidades básicas e de gestão, assim os alunos tem melhores chances de inserção no mercado de trabalho.
• Programa de Atendimento a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista:
Os alunos na faixa etária de 06 a 29 anos e 11 meses, com transtorno global do desenvolvimento associado à deficiência intelectual, que necessitam de apoio pervasivo. Programa específico para Pessoa com transtorno do espectro autista, com metodologia específica, utilizando o método Teacch, visando apoiar o educando em seu desenvolvimento para alcançar autonomia e independência, aperfeiçoando habilidades de comunicação e relacionamento.
Atualmente o autismo é identificado por três graus: o leve, o moderado e o severo, também definidos como nível 1 (leve), nível 2 (moderado) e nível 3 (severo). Essas condições agora são chamadas de Transtorno do Espectro Autista.
O grau leve ou nível 1 consiste em pouco déficit nas áreas da comunicação, socialização e no seu comportamento em geral.
O grau moderado (médio) ou nível 2 consiste em um déficit moderado nas áreas da comunicação, socialização e comportamento.
O grau severo (grave) ou nível três consiste no déficit grave de comunicação, socialização e comportamento.
Vale lembrar que todos os autistas são únicos e podem apresentar graus leves, moderado ou mais graves que se intercalam de acordo com as áreas de seu neurodesenvolvimento, processamento sensorial, comunicação, socialização e comportamento em geral.
Os graus de autismo podem ser definidos em relação à sua capacidade intelectual e comportamental. Sendo assim, uma criança autista pode não falar, mas ter alta cognição (capacidade para aprender), assim como um autista com inteligência média-alta pode ter dificuldades em executar tarefas básicas do dia a dia como cozinhar, ou amarrar o cadarço dos sapatos.
Cada vez mais se nota a necessidade de aprimorar a funcionalidade dos autistas no seu dia a dia, independente do grau de autismo que recebeu no diagnóstico.
APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR
Tem como objetivo favorecer o acesso, permanência e sucesso do aluno com deficiência nas escolas de ensino comum. O monitoramento e acompanhamento sistemático do desempenho do aluno com deficiência, mapeando as necessidades do aluno e comunidade escolar.